top of page

OBJETIVOS

SDG Wheel THF.png

Capacitação, autonomia e autossustento.

Trabalhamos 5 Áreas: Habitação, Alimentação, Saúde, Educação ou Formação e Emprego.
Definimos estratégias a curto, médio e longo prazo de duas formas, "dando o peixe"  (assistencialismo) e "ensinando a pescar" (capacitação).

Damos primeiramente "o peixe" porque acreditamos ser um fator que embora tenha carácter provisório se torna essencial para fazer o restante caminho rumo ao principal objetivo com sucesso. A capacitação de todos e o acompanhamento são fundamentais, para isso deverá ser estabelecido um compromisso em conjunto onde fica claro o objetivo número um da nossa cooperação: a autonomia e autossustento.
 

Criámos vários Programas a serem trabalhados pela by THF que se traduzem em ações com forte investimento no estimulo à cooperação dentro de equipas e onde começamos a trabalhar algumas das soluções e respostas para a sustentabilidade no combate à pobreza: cooperação, formação e empregabilidade. Saiba mais aqui.

HABITAÇÃO

Juntos, pretendemos trabalhar no sentido de garantir habitação segura e digna para todos! 

LEARN MORE

O primeiro passo para iniciar o Modelo de impacto TEACH How to Fish é reunir com as pessoas com quem iremos trabalhar. Com as pessoas que pretendemos acompanhar e a quem pretendemos servir. Apresentarmo-nos, apresentar as nossas intenções, valores e objetivos, e depois saber da parte de cada um quais as maiores dificuldades e como consideram que o nosso Modelo poderá ser-lhes útil a curto, médio e longo prazo. Seguidamente é desenhado o plano de ação com todos eles e o compromisso é assumido em conjunto, como equipa.

 

Baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), atualmente trabalhamos, de forma direta ou indireta, 14 dos 17 objetivos considerados. 
A capacitação de pessoas é o processo que escolhemos com a visão de permitir um futuro em dignidade e autonomia a cada pessoa humana. 

O investimento no desenvolvimento da autoconfiança, na formação e o devido acompanhamento são basilares. A saúde, a segurança, a privacidade, a educação e os direitos humanos devem estar sempre assegurados.

logo with tagline 600x368px with transparent background.png

HABITAÇÃO

 

Juntos, pretendemos trabalhar no sentido de garantir habitação segura e digna para todos. 

Objetivo 11 dos ODS: Cidades e Comunidades Sustentáveis.
O THF prevê o acesso de todos a uma habitação segura, adequada e com um preço acessível e os serviços básicos.

A dignidade da habitação também é uma das nossas prioridades, com especial foco junto de comunidades vulneráveis que sobrevivem em condições desumanas (em bairros sociais, por exemplo), com pessoas em situação de sem-abrigo, e junto de pessoas que estão "sem-tecto".

Pretendemos que sejam asseguradas as parcerias necessárias para dar resposta a todas as situações no apoio imediato sem nunca perder de vista as medidas necessárias para a integração das pessoas na comunidade. Por exemplo:
- Assegurar a recuperação de casas em edifícios devolutos, preferencialmente do estado, para alojamento, individual, a pares (habitação partilhada) ou de famílias, em situação de risco ou de sem abrigo;

- Assegurar o restauro de casas degradadas, a reposição ou instalação de luz e saneamento, por forma a garantir o bem-estar e segurança das crianças também, dando prioridade a materiais e soluções ecológicas, seguras e que respeitem a cultura e leis locais; 
- A utilização de terrenos baldios ou sem construção também poderá ser contemplada e considerada a utilização de contentores para habitação, um conceito cada vez mais utilizado na Europa, e em Portugal temos o exemplo na LX Factory;

- A descentralização também é fundamental para trazer outras soluções de habitação mas também dinamismo económico e social ao nosso país. Desta forma seremos “obrigados” a encontrar soluções de emprego, formação, etc, no interior por exemplo, e os custos reais com a habitação neste caso serão certamente bastante reduzidos.

Os principais desafios da recuperação da habitação são encontrar uma solução modular e versátil ao melhor preço, que deve ocupar uma pequena área no terreno e a sua replicação deve ser fácil e inteligente. 

ALIMENTAÇÃO

 

Juntos, pretendemos incentivar e ajudar as famílias a terem acesso a uma alimentação cuidada, equilibrada e regular em total autonomia. ​

Objetivo 2 dos ODS: Erradicar a Fome. 

O THF pretende acabar com a fome e todas as formas de desnutrição, garantindo o acesso a uma alimentação de qualidade, nutritiva e suficiente durante todos os dias.

Nos meios rurais os principais conceitos de agricultura estão enraizados mas no entanto não deixa de ser fundamental o primeiro apoio e incentivo para que algumas famílias comecem a pensar nestas soluções como um caminho para deixarem de depender de caridade, bem como e sobretudo, de garantir alimentação diária essencial para todos, cultivando alimentos de qualidade e garantindo sistemas sustentáveis de produção de alimentos e a implementação de práticas agrícolas resilientes. É ainda potenciada a troca com os vizinhos, a transformação e a venda do excedente de cada produção, até mesmo das sementes através de "bancos de sementes". 
O incentivo à prática de pesca e a pastorícia são outras soluções.
A alimentação equilibrada é indispensável para o crescimento saudável das crianças e o bem estar dos adultos. Nenhuma criança consegue ter energia ou concentração para estudar com o seu estômago vazio. Com a garantia de que têm comida diariamente para a sua sobrevivência, torna-se certamente mais simples dedicar o resto do tempo a alguma outra actividade ou aos filhos.

SAÚDE E HIGIENE

Juntos, pretendemos proteger a saúde de todos e prevenir algumas doenças.

Objetivo 3 dos ODS: Saúde de Qualidade.

O THF pretende reduzir substancialmente o número de doenças devido a químicos perigosos, contaminação e poluição do ar, da água e do solo.

Os principais motivos de problemas de saúde estão associados, por exemplo, à falta de existência de hábitos básicos de higiene, falta de calçado (ou o que têm é desadequado sobretudo quando caminham em águas sujas, lixo, etc), à falta de planeamento familiar, à inexistência de soluções de prevenção e tratamento para consumos de substâncias, incluindo drogas e uso nocivo do álcool ou tabaco.

ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO BÁSICO

 

Juntos, pretendemos garantir o acesso a água potável e saneamento para todos. 

Objetivo 6 dos ODS: Água potável e saneamento

O THF pretende permitir o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos, bem como o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos. Igualmente pretendemos acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles que estão sem mobilidade.

A água potável é outro elemento fundamental garantir para evitar problemas de saúde. Os furos e bombas de água devem ser garantidos tal como os filtros de água familiares ou no mínimo comunitários. 

EDUCAÇÃO (Apoio a Escolas Públicas e Espaços de Apoio Extra Escolar)

Juntos, pretendemos trabalhar na melhoria das condições de aprendizagem e nas condições que permitirão o acesso e a frequência das crianças à escola pública.

Objetivo 4 dos ODS: Educação de Qualidade.

O TEACH How to Fish pretende assegurar que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes, e que todos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância, bem como cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam preparados para o ensino primário.

A formação de pessoas é a maior forma de capacitação, quer no caso das crianças como no caso dos adultos.

É na educação no presente que encontraremos a esperança de um futuro sustentável, por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura.

Para as crianças, a frequência da escola pública é fundamental para garantir a permanência e evolução das crianças no ensino, dando-lhes a formação e as equivalências necessárias. Por isso a frequência em casas abrigo, falsos “orfanatos”, assim como em centros de dia que pretendam substituir a frequência do ensino na Escola, nunca as ajuda, muito pelo contrário.

O THF pretende trabalhar no sentido de tornar o acesso à escola pública, o apoio extra escolar, e o acesso a todas as atividades e materiais, sejam um direito garantido a TODAS AS CRIANÇAS. Desta forma criámos o Programa de Suporte Educativo. Saiba tudo sobre o Programa aqui. 

 

É ainda muito importante garantir:

  • Que o trabalho de cada voluntário passa pelo trabalho na formação dos professores e de forma indireta com as crianças uma vez que são eles que estão presentes em permanência e conseguem dar continuidade e ajudar as crianças a evoluírem

  • Que as crianças aprendam e experimentem outras atividades, como Dança, Música, Desportos e outras Artes, e abordem desde logo temas importantes como a reciclagem e a agricultura

  • Que nestes espaços seja assegurado o acompanhamento diário às crianças ao mesmo tempo que lhes é permitido usufruir de outros bens e atividades que de outra forma por vezes ainda não têm acesso (material escolar, roupa e calçado, água filtrada, etc)

E porque as brincadeiras, as artes e o desporto são fundamentais para as crianças, consideramos também no Projeto:

  • Criação de plataformas versáteis e modulares que permitam que várias crianças brinquem em simultâneo

  • Campo para vários desportos como futebol e voleibol (balizas e rede, bolas e outros que sejam necessários)

  • Aulas de agricultura 

  • "Trip to TEACH": visitas de estudo a outras escolas, interação com outras crianças e professores, bem como a locais de interesse do ponto de vista cultural ou social 

FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O modelo de impacto THF, através dos mais diversos programas de formação by THF, trabalha as competências humanas por forma a desenvolver e estimular o autoconhecimento e a autoconfiança. 

Asseguramos também a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica e profissional de qualidade, a preços acessíveis ou gratuitamente através de programas financiados, por forma a garantir que jovens e adultos, homens e mulheres, sejam alfabetizados e adquiram os conhecimentos básicos de matemática, por exemplo, mas igualmente para que se especializem na sua área de formação ou trabalho, para o enriquecimento de curriculum e para que também eles venham a contribuir mais tarde para a capacitação da sua comunidade. 

EMPREGABILIDADE

Juntos, pretendemos assegurar que os pais ou cuidadores tenham um trabalho digno e que este lhes garanta sustento e independência financeira.

Objetivo 8 dos ODS: Trabalho Digno e Crescimento Económico.

Consideramos que este ponto representa a terceira e última fase de intervenção do modelo de impacto TEACH How to Fish com as famílias.

O THF pretende tornar acessível o emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor, incentivando a educação ou formação destes. Obviamente pretende também acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas e assegurar a proibição e a eliminação de trabalho infantil. 

O Projeto pretende também garantir os direitos do trabalhador e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes e pessoas em empregos precários.

Dado o elevado índice de crescimento do turismo em praticamente todo o mundo, inclusivamente nos países em desenvolvimento, o Projeto pretende elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais.

Nos países em desenvolvimento é ainda de destacar a importância do sector informal da economia urbana, na área da produção (agricultura, artesanato e formas industriais simples), que se assume por gerar oportunidades salariais a grande parte da população, sendo inegável por isso mesmo a sua importância estratégica. 

O artesanato, por exemplo, é sempre algo desejado pelos turistas e visitantes, e normalmente feito fora dos grandes centros e por pessoas mais carenciadas.
O que poderá marcar a diferença pode passar muitas vezes pelo ajuste no processo de criação e na produção, criando diferentes modelos, de diferentes utilidades e dimensões, que sejam de fácil transporte.

Na agricultura é essencial considerar e antecipar a transformação da produção, por forma a conseguir aproveitar e comercializar o excedente, por exemplo, com a produção de chá ou venda de sementes.

MEDIMOS O IMPACTO SOCIAL 

Medir o impacto social das nossas ações é fundamental para garantirmos transparência mas também, e acima de tudo, para conseguirmos interpretar resultados e aprender como cooperarmos melhor e de forma mais focada e eficaz. 

A ferramenta SDG Action Manager combina a avaliação de impacto com os Dez Princípios do Pacto Global da ONU, o que nos permite que, tanto para o TEACH How to Fish como para a empresa social by THF, possamos canalizar ações por forma a gerar um impacto positivo através da autoavaliação dinâmica e do estabelecimento de metas para melhoria. Os Dez Princípios do Pacto Global da ONU são:

Direitos Humanos

  • As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos, reconhecidos internacionalmente

  • Garantir a sua não participação em violações dos direitos humanos

 

Práticas Laborais

  • As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo à negociação coletiva

  • A abolição de todas as formas de trabalho forçado e obrigatório

  • Abolição efetiva do trabalho infantil

  • Eliminação da discriminação no emprego
     

Proteção Ambiental

  • As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais

  • Realizar iniciativas para promover a responsabilidade ambiental

  • Encorajar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias amigas do ambiente
     

Combate à Corrupção

  • As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno

SDG_Action_Manager_logo_02_01_edited.png
bottom of page