OBJETIVOS
Capacitação, autonomia e autossustento.
Trabalhamos 5 Áreas: Habitação, Alimentação, Saúde, Educação ou Formação e Emprego.
Definimos estratégias a curto, médio e longo prazo de duas formas, "dando o peixe" (assistencialismo) e "ensinando a pescar" (capacitação).
Damos primeiramente "o peixe" porque acreditamos ser um fator que embora tenha carácter provisório se torna essencial para fazer o restante caminho rumo ao principal objetivo com sucesso. A capacitação de todos e o acompanhamento são fundamentais, para isso deverá ser estabelecido um compromisso em conjunto onde fica claro o objetivo número um da nossa cooperação: a autonomia e autossustento.
Criámos vários Programas a serem trabalhados pela by THF que se traduzem em ações com forte investimento no estimulo à cooperação dentro de equipas e onde começamos a trabalhar algumas das soluções e respostas para a sustentabilidade no combate à pobreza: cooperação, formação e empregabilidade. Saiba mais aqui.
O primeiro passo para iniciar o Modelo de impacto TEACH How to Fish é reunir com as pessoas com quem iremos trabalhar. Com as pessoas que pretendemos acompanhar e a quem pretendemos servir. Apresentarmo-nos, apresentar as nossas intenções, valores e objetivos, e depois saber da parte de cada um quais as maiores dificuldades e como consideram que o nosso Modelo poderá ser-lhes útil a curto, médio e longo prazo. Seguidamente é desenhado o plano de ação com todos eles e o compromisso é assumido em conjunto, como equipa.
Baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), atualmente trabalhamos, de forma direta ou indireta, 14 dos 17 objetivos considerados.
A capacitação de pessoas é o processo que escolhemos com a visão de permitir um futuro em dignidade e autonomia a cada pessoa humana.
O investimento no desenvolvimento da autoconfiança, na formação e o devido acompanhamento são basilares. A saúde, a segurança, a privacidade, a educação e os direitos humanos devem estar sempre assegurados.